O poder da prática de yoga e meditação para adicção, ansiedade e depressão.

Por Prab Saache Kaur

A palavra yoga e meditação tem se tornado popular nos tempos atuais, mesmo assim, popularmente as pessoas têm dúvida se a prática pode lhe ajudar e como funciona. O motivo pelo qual a prática tem se tornado popular é pelo seu poderoso efeito restaurador e curativo, que vem sendo divulgado e comprovado em muitas pesquisas científicas e inclusive, tendo resultado como tratamento de casos de adicção, ansiedade e depressão.

Todos estes três diagnósticos, tem algo em comum na perspectiva do yoga: a dificuldade de se sentir bem no momento presente e estar consigo mesmo na ausência de algum elemento externo, e é justamente nisso que a prática pode ajudar.

O nosso corpo, tem um sistema natural orgânico capaz de criar o estado de bem estar quimicamente, o principal sistema responsável por isso é sistema glandular. A prática de yoga e meditação, age em todo corpo restabelecendo saúde e em especial nas glândulas estimulando secreções naturais de hormônios que vão gerar a sensação de bem estar no presente, como serotonina, melatonina (que ajuda a dormir) e dopamina. Portanto, colaborando para que o praticante volte a se sentir bem no momento presente e tenha energia e força para aceitar os desafios que se apresentam com maior resiliência.

A tecnologia do yoga e da meditação, utiliza respirações, posturas e por vezes, mantras e relaxamento, para gerar no corpo estados químicos de bem estar, auxiliando o corpo a recuperar saúde e integração positiva com a mente, criando assim estados naturais de bem estar no presente. Ao praticar yoga e meditação regularmente, estamos recuperando as capacidades naturais do nosso corpo de se sentir bem, e integrando essa experiência com a mente.

Durante a prática, o paciente irá aprender a utilizar o próprio corpo e a direcionar sua mente, aprendendo a usar os recursos que ele tem para se auto direcionar e recriar estados de calma e bem estar no seu dia a dia também.

Por este motivo, no tratamento de adicção, ansiedade crônica e depressão, a prática de yoga e meditação são excelentes em alinhamento com um tratamento médico e podem impulsionar a recuperação e estabilização do paciente.

Apesar destes benefícios, existem muitas pessoas que acreditam que a prática é muito difícil ou não servirá para ela, abaixo cito alguns dos mitos sobre o yoga e a meditação para serem esclarecidos:

– Mito: “yoga e meditação envolvem religião.” Esta informação é falsa, yoga e meditação não estão ligados a nenhuma religião e todos podem praticar.

– Mito: “na prática de yoga terei que fazer muitas posturas difíceis.” Existem vários tipos de aulas de yoga, existem aulas que podem ser feitas na cadeira e aulas somente através da respiração, posturas difíceis não precisam fazer parte da prática, o professor saberá adaptar a aula a qualquer necessidade.

– Mito: “meditação não é para mim pois sou muito ansioso”. A prática é justamente indicada para quem é ansioso e agitado, há uma preparação para ajudar o praticante a se acalmar na hora da meditação, que envolve a liberação das tensões e liberação de energia antes da meditação. Você pode se surpreender como estados mentais de calma que nem imaginava poder experimentar!

A prática de yoga e meditação pode ser adaptada para todas as pessoas, de todas as idades e condições físicas. Procure um professor que possa atender as suas necessidades, e aprenda a usar a ferramenta mais importante da sua vida que é seu próprio corpo e sua mente a seu favor e pela sua felicidade!

Post anterior
RELAÇÕES TÓXICAS

Leia também…

Nenhum resultado encontrado.

Menu